Sexta, 28 de Janeiro de 2022
30°

Pancada de chuva

Vila Rica - MT

Saúde SAÚDE

Santa Terezinha realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O evento contou com uma boa adesão da população e diversos servidores e autoridades também prestigiaram a conferência.

14/01/2022 às 13h00 Atualizada em 14/01/2022 às 18h29
Por: Redação Fonte: Vila Rica News
Compartilhe:
Santa Terezinha realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A prefeitura de Santa Terezinha, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta quinta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, teve em sua programação palestras, debates e a eleição dos quatro delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontecerá de 24 a 26 de março, em Cuiabá.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), as conferências constituem momentos ímpares de mobilização, reflexão e debate para a análise, avaliação e formulação de políticas públicas de saúde mental.

Neste sentido, as palestras realizadas na 1ª Conferência Municipal de Santa Terezinha tiveram como eixos centrais os seguintes temas:

  • Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
  • Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
  • Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
  • Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós – pandemia.

O evento contou com uma boa adesão da população e diversos servidores e autoridades também prestigiaram a conferência. Entre elas, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Raquel Correia Ribeiro, que na ocasião representou o prefeito, Thiago Castellan Ribeiro, e também ministrou palestra.

Também participaram da conferência, os representantes do Polo de Saúde de Porto Alegre do Norte, Rui Costa da Rocha, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Leandro Aguiar, e a vereadora e bioquímica, Antônia Rodrigues. O diretor da Escola Estadual Santa Terezinha, Maurício Ribeiro, o representante do Sindicato dos Trabalhadores, Raimundo Nonato Lima (Didi), e os membros dos Direitos Humanos, Wagner Pires e Deusirene Moura Silva, também prestigiaram o encontro. Confira fotos da conferência:

Durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão Santa Terezinha na Conferência Estadual de Saúde Mental, em Cuiabá. Confira os nomes:

  • Gamaliel Ronan P. Trindade;
  • Deuzimar Alves Rocha;
  • Pedro Pereira da Silva;
  • José Bonfim Alves Costa.

Segundo a secretária de Saúde, Natalia Fernandes, este evento é de suma importância para a elaboração das políticas públicas de saúde mental, em nível municipal e estadual. “O saldo é bastante positivo, pois além de termos tido uma boa participação da comunidade, também foram elaboradas diversas propostas durante a nossa conferência”, finalizou a servidora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.