Terça, 17 de Maio de 2022
19°

Poucas nuvens

Vila Rica - MT

Geral Mato Grosso

Detran-MT disponibiliza mais de 20 serviços de forma online; saiba quais

As funções estão disponíveis pelo site da Autarquia ou pelo aplicativo MT Cidadão

28/01/2022 às 12h30
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Serviços online pelo App MT Cidadão - Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT
Serviços online pelo App MT Cidadão - Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Mais de 20 serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) podem ser feitos de forma online pelo site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativoMT Cidadão. Com isso, a expectativa do órgão é reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial.

A disponibilidade dos serviços online proporciona mais praticidade, agilidade e evita o deslocamento dos cidadãos a unidades do Detran, otimizando tempo e recurso.

“Já temos mais de 20 serviços na área de Habilitação e Veículos disponíveis online para toda a população mato-grossense. Entre eles, dois que são muito procurados, emissão do Licenciamento e a renovação da CNH. O Governo do Estado está priorizando a oferta de mais serviços de forma online, para facilitar a vida do cidadão”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Podem ser realizados de forma online os seguintes serviços:

- Renovação da CNH;

- Emissão do Licenciamento (agora impresso de forma online, em papel comum);

- Abertura do processo de transferência de propriedade;

- Mudança de município;

- Abertura do processo de primeiro emplacamento;

- Intenção de venda (para veículos adquiridos e emplacados a partir do dia 04/01/2021);

- Segunda via do CRV;

- Troca para Placa Mercosul (após abrir o processo pelo aplicativo, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular presencialmente);

- Inclusão de financiamento;

- Baixa de financiamento;

- Requerimento para condutor PCD;

- Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);

- Emissão de certidão do condutor;

- Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e muitos outros.

Serviços presenciais  

Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Denatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, comunicação de venda, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de defesa e Jari.

Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento para atendimento, que deve ser feito pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.